Presidente e vereadores participam da inauguração do Espaço Guardiã

Na manhã desta segunda-feira, 16, foi inaugurado em Mogi Guaçu o Espaço Guardiã, na Avenida 9 de Abril, no número 917, mesmo prédio que abriga a Secretaria Municipal de Segurança. O ambiente foi criado com o intuito de oferecer acolhimento às mulheres vítimas de violência relacionadas à Lei Maria da Penha.

O presidente da Câmara municipal de Mogi Guaçu, Jéferson Luís da Silva (PSDB), e os vereadores Adriano Luciano Rodrigues (PL), Guilherme de Sousa Campos (Cidadania), delegada Judite de Oliveira (PTB), Lili Chiarelli (Republicanos), e o vereador Paulo Henrique Pereira (PL), participaram do evento.

A inauguração contou também com a presença do prefeito, Rodrigo Falsetti (PSD), do vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel (PSDB), do secretário municipal de Segurança, Paulo Henrique da Silva Gomes, além de representantes da Polícia Civil, da OAB, Conseg, Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu e das Guardas Civis Municipais de Monte Mor e Mogi Mirim.

O Espaço Guardiã foi criado em atendimento a Lei Municipal nº 5.486 de 2021, indicação da vereadora delegada Judite de Oliveira. O projeto oferecerá atendimento especializado, humanizado e sigiloso promovido por guardas civis mulheres com o objetivo de acolher e monitorar mulheres vítimas de violência doméstica e que possuam medidas protetivas. O local será coordenado pelas GCMs Isabel (psicóloga) e Sueli (assistente social).

“É uma honra e um orgulho estar aqui falando dessa lei. Batalhei, mas faltou vontade política. Por sorte, fui eleita vereadora e fiz a indicação para o prefeito Rodrigo, que abraçou a ideia e hoje é lei e estamos aqui nesse espaço”, destacou a vereadora Judite.

O presidente do Legislativo destacou o trabalho conjunto entre a Câmara e a Prefeitura para que o projeto pudesse sair do papel. “Temos, agora, esse projeto que mostra a importância do trabalho em conjunto feito pelo Executivo e pelo Legislativo. Cheguei a apresentar um projeto a pedido da então secretária Judite, mas lamentavelmente não tivemos apoio da antiga gestão. Mas, agora, temos esse espaço para melhor atender as mulheres vítimas de violência”, pontuou.