Projeto de Lei para assistência psicológica a familiares de autistas é apresentado pelo vereador Dr. Fernandinho

Está em tramitação na Câmara Municipal de Mogi Guaçu o Projeto de Lei 11/2024, de autoria do vereador Fernando José Sibila Marcondes, o Dr. Fernandinho, que propõe a criação do Programa de Assistência Psicológica para pais ou tutores legais de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é oferecer apoio emocional e orientação especializada aos responsáveis, visando melhorar a qualidade de vida das famílias que convivem com essa realidade.

O programa, se aprovado, trará suporte psicológico aos pais, proporcionando ferramentas para lidar com os desafios diários, medos, angústias e incertezas relacionadas ao cuidado de uma pessoa com TEA. Profissionais especializados também orientarão sobre como lidar com possíveis crises e ampliarão o conhecimento sobre o TEA, buscando proporcionar uma visão mais abrangente sobre o diagnóstico.

Dr. Fernandinho destaca a intensidade da sobrecarga emocional enfrentada pelos familiares, especialmente as mães, que frequentemente vivenciam níveis elevados de estresse e exaustão. "A insegurança em relação ao diagnóstico e aos cuidados destinados aos filhos é uma constante, agravada pela ausência de uma rede de apoio social", ressalta o vereador.

Caso o projeto seja aprovado, o programa de assistência psicológica poderá implementar grupos terapêuticos destinados a proporcionar um ambiente seguro para compartilhar experiências, desafios e conquistas. A criação desses grupos visa promover a identificação entre os participantes, contribuindo para a construção de uma rede de apoio solidária.

A proposta é um passo importante para a promoção da saúde mental dos familiares de pessoas com TEA, buscando atenuar os impactos emocionais e melhorar a qualidade de vida dessas famílias. O projeto agora seguirá para análise das comissões competentes na Câmara Municipal, antes de ser votado em plenário.