Mulheres se unem em Mogi Guaçu para impulsionar representatividade na política

Nesta quinta-feira, 21, diversas mulheres se reuniram na Câmara Municipal de Mogi Guaçu para abordarem a participação feminina na política. O "Encontro de Mulheres – Na Política/Pula Pra 50" foi organizado pela vereadora delegada Judite de Oliveira.

O encontro contou com a participação do Grupo Mulheres do Brasil de Mogi Mirim, representado por Rose Alcântara. O grupo é responsável pelo movimento "Pula Pra 50%", a iniciativa busca ampliar a presença das mulheres na esfera política. Rose apontou que a cada nova eleição o número de mulheres eleitas tem subido gradativamente. No último pleito realizado em 2022 o número de eleitas atingiu a marca de 18%.

O prefeito municipal, Rodrigo Falsetti, esteve presente e reforçou que as mulheres devem participar ativamente na esfera política. "E que as mulheres votem em mulheres para terem mais representatividade", pontuou.

A vereadora delega Judite de Oliveira, anfitriã do evento, destacou a importância da mulher na participação de criação de políticas públicas e na esfera política. Segundo a vereadora é necessário que se tenham mulheres interessadas de verdade em participar da política.

Participaram ainda da mesa dos trabalhos a vereadora Lili Chiarelli, a vereadora de Santo Antonio de Posse Maria Aparecida Gagliardi, as coordenadoras do Espaço Guardiã Sueli e Isabel, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Mogi Mirim Elaine Navarro, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Ana Filomeno, o ex-vereador Fábio Aparecido Fileti, Nadia Pessoa (esposa do vereador Paulinho), e a professora da Escola Estadual "Professora Terezinha Aparecida Milani Camargo" Roseane Braido. Estiveram presentes também os vereadores Natalino Tony Silva e Paulo Henrique Pereira.

O evento contou com uma participação musical especial de Rita Moreli e Armando Moreli, que encantaram a todos os presentes com músicas da MPB. Alunas do 9º Ano da Escola Estadual "Professora Terezinha Aparecida Milani Camargo", também estiveram presentes no encontro.

Homenagem

Rita Moreli recebeu uma homenagem especial por parte da vereadora Judite de Oliveira, por seus anos de contribuição aos movimentos culturais de Mogi Guaçu. Moreli é formada em letras e pedagogia, atuou como diretora escolar e foi gerente de Cultura por oito anos.