Câmara Municipal de Mogi Guaçu promove Projeto Cidadania para estudantes

Nesta semana, a Câmara Municipal de Mogi Guaçu recebeu a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Padre Estevo Fernando Laurindo” e a Escola Estadual “Luiz Martini” para participarem do Projeto Cidadania. Sob a orientação do servidor Alfredo Barzon, os estudantes tiveram uma experiência enriquecedora ao realizar um tour guiado pelas dependências do Legislativo.

O objetivo principal do Projeto Cidadania é incentivar ativamente os jovens a se envolverem na vida pública e política, fornecendo conhecimentos práticos sobre o sistema democrático e o papel de cada cidadão no processo de tomada de decisões.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade única de imergir no funcionamento da Câmara Municipal. Barzon conduziu a experiência de forma didática, explicando as funções essenciais do vereador, detalhando o significado de requerimentos, indicações e moções. Além disso, ele descreveu o processo de como as Sessões ocorrem e como um Projeto de Lei é originado, tornando o funcionamento da Casa de Leis acessível e compreensível para os jovens visitantes.

A Emef “Padre Estevo Fernando Laurindo” esteve acompanhada da coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Mariana Falsetti, das professoras, Silvia Cristina Cortez e Beatriz Nini, e da auxiliar de educação inclusiva, Edna Pancieri. Já a E.E. “Luiz Martini” esteve acompanhada dos professores Raphael de Godoy Locatelli e Thábata Mariano.